O que são mapas mentais?
Durante a jornada de estudos, os concurseiros são bombardeados de informações, distribuídas em livros, cadernos e vídeos. Para lidar com isso, muitos pessoas adotam o método de mapas mentais. A estratégia foi se tornando popular e hoje há até quem comercialize os materiais.
O mapa mental, cujo nome vem de mapa da mente, foi desenvolvido pelo psicólogo inglês Tony Buzan com o objetivo de fortalecer as conexões entre os neurônios responsáveis pelas atividades intelectuais. O método é um tipo de diagrama com ilustrações destinado a sistematizar o fluxo de ideias do cérebro, otimizando assim a aprendizagem e memorização em longo prazo.
A aplicação da estratégia traz diversos benefícios, especialmente para otimização da aprendizagem e organização da produção de conteúdo. É não só isso: a estruturação com desenhos, símbolos, cores e palavras faz com que a pessoa relacione as ideias fragmentadas no conteúdo macro, além de mexer com o bem-estar emocional, instável durante os estudos, despertando mais interesse no assunto e aumentando a confiança.
Mas como fazer?
“Com essa ferramenta foi possível sintetizar o conteúdo de uma maneira mais fácil para o cérebro recuperar. Os primeiros mapas foram para conteúdos específicos e agora utilizo até no dia a dia”, relembra.
“A estratégia é tentar facilitar ao máximo a compreensão e deixar evidentes as conexões entre o conteúdo. Começo pelo tema, que fica localizado no centro da página. Partindo do tema realizo as ligações com os tópicos, tentando sempre utilizar imagens que remetem ao conteúdo, palavras-chave e cores”, descreve.
A engenheira ambiental e economista Rosane de Oliveira Brito começou a usar o meio de estudo para otimizar a preparação. Ela encontrou nos mapas mentais a solução para revisar materiais acumulados de aulas, livros e questões.
Rosane explica ainda como elabora sua ferramenta:
Rosane deseja agora acumular mais de 500 mapas e depois seguir para os mapas mentais digitais, compartilhando com os demais concurseiros, assim como faz Reny atualmente.
Exemplo:
Comentários
Postar um comentário